A Integra Relgov promoveu uma enquete on-line, entre os dias 23/08 e 09/09, com o objetivo de entender o comportamento do cidadão na hora de buscar informações sobre os candidatos para as eleições de 2022 . O link foi disponibilizado por meio de canais digitais e 403 pessoas responderam ao questionário.

A enquete é um recorte, uma vez que foi respondida por pessoas que possuem acesso à internet e a plataforma de troca de mensagens utilizada. No entanto, apresentou informações importantes.

Canal mais usado
O canal mais utilizado para consumo de informação política, foi justamente o dado que mais chamou a atenção para a mudança trazida pelo aumento do acesso da população à internet. As redes sociais foram apontadas, por 67,49% das pessoas que responderam à pesquisa, como sendo o meio mais usado para se manterem informadas sobre o tema. Em seguida, apareceram jornal impresso ou on-line (33,25%), televisão (32,01%), rádio ( 14,14%, revistas ( 0,99%) e outros ( 13,15%).

Redes Sociais
Dentro do recorte das mídias sociais, o Instagram liderou a preferência com 58,56%, seguido pela opção “Outros” (25,81%) e, na sequência, pelo Facebook com 24,07%. O Twitter apareceu com 19,35%, o Linkedin com 5,96% e o Tik Tok com 3,47%.

Uma parcela representativa de pessoas (43,67%) também responderam que participam de grupos de aplicativos de trocas de mensagens, como o WhatsApp, que abordam a temática política e ( 56,33%) não. Sendo que 33,5% consideram que estes meios fornecem informações importantes para a sua tomada de decisão, 25,56% afirmaram que não e 5,96% informaram que não sabem.

Imprensa
Com relação aos jornais, a metade das pessoas disse que não lê (50,12%) e 28,04% indicou que lê jornais diferentes das opções apresentadas na pesquisa. As opções apresentadas foram: Diário Catarinense (18,36%), Folha (15,38%), Estadão (10,17%) e Santa ( 5,46%).

Entre os sites de notícias, os veículos mais citados entre as opções apresentadas na pesquisa, foram os portais NSC Total (32,26%), G1 SC (29,53%), ND+ (26,55%), Uol ( 17,37%) e CNN (22,08%). A opção “outros” foi indicada por 36,48% dos participantes.

Com relação às emissoras de televisão, NSC TV (34,99%), NDTV (25,31%), TV Bandeirantes ( 8,44%) e SCC (13,65%) foram as emissoras apresentadas. (40,20%)informou que assiste a opções diferentes das apresentadas.

Já entre as rádios, a Jovem Pan foi a mais selecionada (45,16%), seguida pela CBN (25,56%), Atlântida ( 8,68%), Transamérica ( 1,24%). A alternativa “outra” foi selecionada por 30,77% dos participantes da pesquisa.

Propaganda eleitoral
Um dado que merece destaque é com relação a efetividade da propaganda eleitoral. Entre as pessoas que responderam a pesquisa, 67,99% acredita que esse modelo de comunicação não é suficiente para definir o voto e 32,01% acredita que sim.

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