O que é o lobby?

#PraCegoVer – Dois homens de terno se cumprimentando, com os dizeres “o que é o lobby?” no canto direito.

Muita gente acha que fazer lobby é construir algo danoso à sociedade, muitas vezes associado corrupção. Mas, no entanto, isso não é verdade!

O fato é que o Lobby possui como força-motriz a legitimação das políticas públicas e das regulamentações elaboradas pelo Estado, ou seja, fazer com que as ações do Estado reflitam as necessidades da sociedade, seja através de entidades, organizações, comunidades ou mesmo pessoas físicas. .

Tanto o lobby, quanto o advocacy, as relações institucionais e as governamentais não invadem, de maneira alguma, o campo das atividades ilícitas. Nossas ferramentas são as informações verdadeiras, os estudos técnicos, as análises de risco, a gestão de stakeholders entre tantas outras. Porém, a principal delas é a transparência e a legalidade.

Relações Governamentais

O que são Relações Governamentais?

Relações Governamentais: Entenda o que você precisa. Identifique quem precisa ouvi-lo. Seja ouvido. Aponte, demonstre, fundamente e influencie. Consiga. Cheque e cheque novamente. 

Imagine que você é um empresário e que o negócio a que AO QUAL você dedicou toda a sua vida será impactado mortalmente por uma norma que está em discussão em uma comissão mista temporária do Congresso Nacional que não reflete nem de longe a realidade do seu setor.

Leia mais

Rescaldo das Eleições

O eleitor de Florianópolis, como em todo o país, indica que a necessidade de mudança é latente. O modelo de democracia representativa e de presidencialismo de coalisão que temos no Brasil está em franca decadência. O crescente número de pessoas que anulam o voto mostra a falta de identificação com os partidos, com os modelos …Leia mais

“Há algum preconceito e até medo em abordar o tema” sobre regularização do lobby

Ex-secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional de Portugal, Pedro Lomba concedeu uma entrevista a jornalista Leonete Botelho, do Publico PT, onde aborda, como tema central, quais eram suas intenções com o projeto de lei sobre regularização do lobby. Abaixo segue a matéria completa que também pode ser acessada diretamente clicando aqui

Durante mais de um ano, desde o início de 2014 e até praticamente às eleições legislativas, que aconteceram em Outubro de 2015, o ex-secretário de Estado adjunto [do ministro da Presidência] e do Desenvolvimento Regional Pedro Lomba, actual presidente do Gabinete de Estudos do PSD, desenvolveu um projecto de decreto-lei sobre o lobby. O seu objecto era restrito ao Governo, o diploma seria aprovado pelo executivo – não pela Assembleia da República. Durante esse período, ouviu especialistas e investigadores sobre o assunto. Mas essas audições foram sempre restritas e o diploma nunca chegou sequer a Conselho de Ministros. O assunto não foi considerado uma prioridade, mas os partidos da coligação PSD/CDS acabaram por inscrevê-lo no seu programa eleitoral.

Leia mais

Integra apoia MBA em Estruturação e Gestão de Políticas de Compliance do CESUSC

O CESUSC inicia na segunda quinzena de setembro o MBA em Estruturação e Gestão de Políticas de Compliance e a instituição de ensino acaba de firmar parceria com a ACRIG – Associação Catarinense de Relações Institucionais e Governamentais – e com a Integra Relações Governamentais.

Os associados e parceiros da ACRIG e Integra terão um desconto de 15% na mensalidade. O acordo foi firmado entre o presidente da ACRIG e CEO da Integra, Edgard Usuy, e Flavio Balbinot, Diretor Geral do CESUSC.

Leia mais

Sobre RelGov

A crescente importância da relação entre a sociedade e o poder público é refletida no amadurecimento e fortalecimento das Relações Governamentais. Podemos defini-las como um conjunto de ações que compreendem monitoramento, leitura de cenário, relacionamento e diálogo com o governo no intuito de estabelecer um canal de comunicação propositivo, profissional, contínuo, transparente, legítimo, legal e ético.

A estruturação contínua das relações com o poder público garante velocidade e credibilidade na discussão dos temas que são base para a formulação de políticas públicas e proposições legislativas que influenciam no cotidiano da sociedade, independentemente de setor, classe, região ou mercado.